As caldeiras são equipamentos com larga utilização em diversos processos industriais. Sendo responsáveis pela geração de vapor, utilizando a queima de uma ampla gama de combustíveis, que vão desde o óleo combustível até as diferentes variedades de biomassa.
Por trabalharem sempre sob alta pressão, as caldeiras estão sujeitas a sofrer diversos problemas que podem ocasionar o superaquecimento e, em casos mais sérios até a explosão do equipamento. Porém, algumas ocorrências serão previamente perceptíveis indicando um desgaste excessivo do equipamento.
Abaixo, detalhamos os 7 problemas mais comuns de caldeiras, que merecem mais cuidados para manter a caldeira segura e em constante funcionamento.
1. O radiador não aquece
Se o seu radiador não aquecer ou permanecer quente na parte inferior e frio na parte superior, pode ser devido ao ar no sistema ou acúmulo de ferrugem dentro dos tubos. Um problema de circulação da bomba também pode ser o culpado se a água quente não estiver chegando ao topo do radiador.
2. Baixa pressão da caldeira
Para identificar se você tem um problema com a baixa pressão da caldeira, dê uma olhada no manômetro embutido. A pressão deve ser de 1,5 bar, qualquer valor inferior a 1, sua caldeira simplesmente não funcionará corretamente.
A baixa pressão da caldeira pode ser causada por um componente com falha, radiadores sangrados recentemente ou vazamentos do sistema. Os vazamentos são um indicador muito comum de baixa pressão. Se você suspeitar que está tendo vazamentos, não remova nenhum invólucro, pois isso pode ser perigoso.
3. Corrosão dos componentes das caldeiras
A corrosão representada pela redução da espessura das superfícies da caldeira submetidas a pressão é uma das principais responsáveis pela degradação deste equipamento.
O processo corrosivo pode ocorrer de diversas formas, tais como corrosão interna, oxidação generalizada do ferro, corrosão galvânica, corrosão por aeração diferencial, corrosão salina, entre muitos outros.
4. Bloqueios ou aumento de escala
A má qualidade da água pode danificar gravemente o sistema da caldeira. Minerais, como cálcio e outros, na água podem se acumular na caldeira e nas tubulações como depósitos de calcário. Esses depósitos podem retardar a passagem do vapor pelo sistema ou bloqueá-lo totalmente
Se você ainda não tem um sistema de tratamento de água para sua caldeira, precisa de um imediatamente. Para evitar o acúmulo e outros problemas de minerais na água, você deve usar a água tratada.
Os depósitos em seu sistema aumentarão a quantidade de combustível necessária para a mesma produção. Com o tempo, você desperdiçará dinheiro em custos de combustível. Na verdade, a escala é o contribuinte mais significativo para a perda de eficiência em seu sistema de caldeira a vapor.
5. A caldeira não liga ou liga rapidamente e depois desliga
Infelizmente, muitos problemas podem fazer com que sua caldeira desligue regularmente. Baixa pressão de água, problemas de termostato, má circulação de ar e água ou uma válvula de água fechada, podem fazer com que a caldeira feche.
6. Vazamento de água
Vazamentos de água podem ocorrer em qualquer parte do sistema de vapor. No entanto, com o tempo e o uso, esses recursos de segurança podem eventualmente falhar, permitindo que a água comece a gotejar ao redor do tanque ou em seus canos, mas também podem ocorrer vazamentos fora do tanque. A água também pode sair do sistema pelas aberturas de ventilação, ocasionando vazamentos ocultos que tornam a identificação de um problema muito mais difícil.
Usar um medidor de água dirá se um sistema fechado está perdendo água, mesmo de um buraco escondido. Se você não tiver esse tipo de medidor em seu sistema, considere instalar um.
7. Falta de manutenção e cuidados diários
A manutenção irregular geralmente está no centro de todos os problemas da caldeira. Cada caldeira deve ter sua manutenção programada regularmente com base na frequência em que a caldeira é usada. Deixar de realizar a manutenção programada regularmente em sua caldeira, pode inicialmente fazer com que pequenos problemas sejam esquecidos, o que se transforma em problemas muito mais sérios e até mesmo em lesões.
Os problemas de aquecimento e caldeira vêm em todas as formas e tamanhos. Muitas falhas podem ser corrigidas sem substituir a caldeira, por isso é importante passar por um processo adequado de solução de problemas.