A compra de uma caldeira de vapor é algo relativamente simples e depende basicamente do ajuste da sua aplicação à potencial e seleção de combustível que irá gerar o vapor na caldeira. Porém, passado o momento da aquisição, o que vai garantir a durabilidade e o melhor funcionamento da caldeira, é manter em dia a sua manutenção.
Por se tratarem de equipamentos essenciais ao processo produtivo, a manutenção de caldeiras industriais deve ser realizada não somente para preservar suas condições físicas, como também garantir a segurança da sua planta e dos seus colaboradores, já que se trata de um maquinário de alto grau de periculosidade, ou seja, seu mau funcionamento pode acarretar em acidentes graves.
Uma caldeira industrial, independente do seu tipo, envolve queima de combustível, alta temperatura e altíssima pressão. Esses três elementos combinados são capazes de dar muita força à produção de uma indústria, mas também são a combinação perfeita para uma catástrofe. Diante disso, a manutenção periódica das caldeiras é de extrema importância!
Verificando a necessidade de manutenção de caldeiras
A primeira e mais simples forma de estar atendo à necessidade da manutenção de uma caldeira, é sempre verificar os indicadores de pressão e temperatura. Caso algum deles exceda o limite, o risco de explosão torna-se muito alto.
Sendo assim, é importante verificar o funcionamento das válvulas de segurança. Em caso de um aumento muito grande na pressão, são elas que permitem o escape do excesso de vapor, evitando uma explosão.
Outros locais de escape são a chaminé e o dreno. Pela chaminé sai o excesso de calor e pelo dreno saem os resíduos. Se algum desses orifícios estiver obstruído, o risco de algo dar errado também aumenta consideravelmente, já que o calor ficará retido dentro da caldeira.
Também faz parte da manutenção a limpeza do cilindro da caldeira para a retirada dos resíduos que, porventura, não tenham saído pelo dreno e estejam se acumulando ali dentro.
O mesmo cuidado deve ser dedicado aos tubos. Eles devem ser inspecionados para verificar possíveis corrosões, além de lubrificados para garantir a fluidez dos seus conteúdos sem nenhuma obstrução.
Além desses pontos, também é importante estar atento às medições e avaliações da capacidade de vapor gerada. Em caso de mal funcionamento ou marcações erradas, você pode estar sofrendo perdas na sua produção ou ainda, correndo riscos de algo pior acontecer.
Enfim, a manutenção de caldeiras é sem dúvida um investimento necessário e importante para preservar tanto a segurança da máquina quanto a dos seus operadores e ainda a qualidade e a eficiência da sua produção.