Já sabemos que as caldeiras são utilizadas nos mais diversos segmentos industriais e processos produtivos e que, para que ocorra o bom funcionamento do equipamento, cuidados preventivos devem ser tomados periodicamente.
Um dos maiores danos e riscos que podem ser ocasionados por uma caldeira é a sua explosão.
Precauções de segurança e importância da caldeira
A explosão da caldeira é definida como uma “falha catastrófica” de uma caldeira. Geralmente, existem dois tipos de explosões de caldeiras: a falha da pressão dos lados do vapor e da água e a explosão de combustível ou ar de uma fornalha.
Normalmente existem alguns dos principais motivos que podem causar uma explosão da caldeira:
- casca fraca ou outras peças da caldeira
- sobre pressão
- superaquecimento
Resumindo, a caldeira ou não é forte o suficiente para suportar a pressão esperada ou a pressão é muito alta.
Outras causas de explosão da caldeira são:
- uma válvula de alívio de pressão com defeito
- corrosão da placa da caldeira
- baixos níveis de água
Certificar-se de que sua caldeira tem as configurações corretas pode ajudar a prevenir a explosão da caldeira. É importante definir a pressão da válvula de alívio de pressão corretamente, normalmente em um nível mais baixo do que a especificação de pressão da caldeira.
Outra forma de evitar a explosão da caldeira é a manutenção regular e adequada. Um serviço de caldeira anual regular conduzido por um engenheiro especializado, garantirá que as configurações da caldeira sejam definidas corretamente e todas as peças da caldeira estejam em boas condições de funcionamento.