As caldeiras de vapor têm como finalidade (como o nome sugere) gerar vapor para diferentes objetivos. Apesar de existir um grande número de tipos de caldeiras, há alguns componentes presentes na maioria das caldeiras.
Além disso, as caldeiras possuem vários componentes importantes para funcionarem de forma correta e eficaz. Então, a seguir, vamos conhecer todos eles para que você possa entender um pouco mais sobre como funciona esse equipamento.
Vamos lá? Boa leitura!
- Silos e tanques de estocagem de combustíveis:
- Correias transportadoras:
- Extratores/Alimentadores:
- Fornalha: É onde ocorre a queima do combustível. Entre as suas funções estão incluídas: A mistura ar-combustível, a atomização e vaporização do combustível e a conservação de uma queima contínua da mistura.
- Grelhas (só para combustíveis sólidos): Utilizadas para amparar o combustível no interior da fornalha. Podem ser: Fixas; Rotativas; Inclinadas entre outras.
- LF:
- Alimentadores (só para combustíveis sólidos): responsável pela inserção do combustível.
Ex.: - Cadeia sem fim,
- Projeção,
- Carga simples.
- Injeção de Ar para Combustão:
- Controle da vazão de Ar para Combustão:
- Queimadores (só para combustíveis líquidos ou gasosos): responsável pela injeção do combustível. A função do queimador e o de fazer com que o combustível e o oxidante fiquem em contato o tempo suficiente e a temperatura suficiente para ocorrer e completar a reação de combustão. Uma vez que a maioria das reações de combustão acontecem na fase gasosa, o contato eficiente depende do tempo de exposição, da temperatura e da turbulência.
- Cinzeiro: Local de deposição das cinzas e restos de combustível não reagidos.
- Câmara de Combustão: Pode ser confundida com a fornalha ou ser completamente independente, é um volume que tem a função de manter a chama numa temperatura elevada com duração suficiente para que o combustível queime totalmente antes dos produtos alcançarem os feixes (dutos) de troca de calor.
- Tambor de Vapor e Tubulões: É onde a água é transformada em vapor ou onde ocorre a separação das fases.
- Superaquecedor: Consiste de um ou mais feixes tubulares, destinados a aumentar a temperatura do vapor gerado na caldeira.
- Dessuperaquecedor: Consiste em um dispositivo destinado a reduzir (corrigir) a temperatura do vapor superaquecido gerado na caldeira.
- Reaquecedor: Tem função equivalente a dos Superaquecedores, a sua presença torna-se necessária quando se deseja elevar a temperatura do vapor proveniente de estágios intermediários de uma turbina.
- Alimentação de Água e Condensado: Realizado por bombas centrífugas.
- Economizador: Utiliza o calor residual dos gases para aquecer a água de alimentação, é normalmente instalado após os superaquecedores. Além de melhorar o rendimento da unidade geradora, sua instalação minimiza o choque térmico entre a água de alimentação e a já existente no tambor.
- Aquecedor de Ar: Aproveita o calor residual dos gases de combustão pré-aquecendo o ar utilizado na queima de combustível; Aquece o ar entre 120 e 300 ºC, dependendo do tipo de instalação e do tipo de combustível queimado.
- Aquecedor de Ar: (Regenerativo e Colméia) Aproveitam o calor residual dos gases de combustão pré-aquecendo o ar utilizado na queima de combustível; Aquece o ar entre 120 e 300 ºC, dependendo do tipo de instalação e do tipo de combustível queimado.
- Sopradores de fuligem: Os sopradores de fuligem permitem uma distribuição rotativa de um jato de vapor no interior da caldeira e tem por finalidade, fazer a remoção da fuligem e depósitos formados na superfície externa da zona de convecção das caldeiras.
- Exaustão e Condução de Fumos: São canais que conduzem os gases da combustão até a chaminé. A remoção dos gases da combustão pode ser realizada de forma Natural ou Assistida.
- Retentor de Fuligem: Tem como função separar a fuligem, resultante da queima não estequiométrica do combustível, dos gases antes dos mesmos saírem pela chaminé. Ex.: Precipitadores eletrostáticos, Filtros em geral.
- Chaminé: Tem função de retirar os gases da instalação lançando-os na atmosfera (tiragem).
- Outros Componentes:
- Indicadores de Pressão (manômetros);
- Válvulas de Segurança;
- Visor de Nível;
- Controlador de Nível;
- Alarme de Falta D’água;
- Fusível Térmico;
- Pressostatos.
- Linha de Transporte:
- Componentes:
- Sistemas de Monitoramento:
- Pontos Complementares.
- Sistemas e configurações mais utilizadas no setor madeireiro.
- Outras partes componentes que não foram abordadas.
- Inovações.
Continue conosco e conheça as caldeiras de vapor saturado que você encontra na Icaterm!