A corrosão é a degradação da caldeira pode ocorrer por reação eletroquímica ou por ação da corrosão do oxigênio dissolvido na água da caldeira. Isso geralmente resulta em orifícios profundos no metal que são autoprotegidos por outros pontos de corrosão, como crostas ou bolhas, e que permitem que a reação química continue.
Assim, mesmo que a superfície do metal seja bastante sólidas, um ponto de corrosão de oxigênio pode desenvolver penetração profunda.
A água de alimentação não tratada contendo oxigênio dissolvido é altamente corrosiva para a caldeira a vapor. Embora a água de alimentação pré-aquecida e desaeradores reduzam muito o conteúdo de oxigênio dissolvido da água bruta, é essencial manter reservas químicas adequadas de um removedor de oxigênio eficaz para evitar a corrosão do metal da caldeira e o tempo de inatividade gerado por uma eventual manutenção.
Efeitos da corrosão da caldeira
A corrosão pode danificar o funcionamento interno da caldeira de duas maneiras possíveis. A corrosão geral cria danos em todo o sistema. A corrosão localizada, cria erosão em pequenas partes da caldeira, como em tubos.
Embora você deva estar atento à corrosão em momentos de uso mínimo da caldeira, danos podem ocorrer a qualquer momento. Acompanhar a química da água e tratar regularmente o sistema evitará a corrosão que pode desligar o sistema ou fazer com que ele seja menos eficiente.
Como prevenir a corrosão da caldeira
- Monitore o sistema como um todo
- Elimine gases corrosivos
- Remova o oxigênio dissolvido
- Verifique o PH da água da caldeira
- Faça a desaeração mecânica da água da caldeira
- Utilize uma temperatura mais alta na água de alimentação
- Realize a desoxigenação química utilizando eliminadores de oxigênio (sulfito de sódio)
Medidas preventivas vão proteger sua caldeira dos efeitos prejudiciais da corrosão, além da redução dos custos de manutenção.