Os aquecedores industriais são equipamentos que realizam o processo de aquecimento da água ou manutenção da sua temperatura para utilização em diferentes processos e situações. A água é uma das substâncias mais comuns em processos industriais e deve estar dentro da temperatura ideal para que não comprometa determinadas aplicações e para isso, os aquecedores industriais se encaixam perfeitamente.
Também é comum a necessidade de aquecimento de óleos ou fluidos térmicos, sendo também importante o acompanhamento e a manutenção da temperatura em diversos processos industriais.
Além da água e do óleo, outros fluídos também podem ser utilizados nos aquecedores industriais.
A função de Aquecedor Industrial
Como dito antes, a função do aquecedor industrial é basicamente produzir ou manter quente a água ou o óleo que será utilizado em um determinado processo. Essa água pode ser aquecida antes de ir para o processo ou ainda ser armazenada e mantida aquecida para ser utilizada posteriormente.
A potência térmica do aquecedor industrial inicia a partir de 1.000 Kcal/h e pode chegar até 3.000.000 kcal/h.
Suas vantagens podem variar de modelo para modelo e de aplicação para aplicação, mas a sua utilização abrange desde o aquecimento de processos indutriais, até aplicações como calefação de ambientes, trocadores de calor, aquecimento de piscinas, estufas de secagem de madeira, produção de água quente em clubes, academias e hotéis e muito mais.
Tipos de Aquecedores Industriais
São diversos os modelos de aquecedores industriais e com isso é necessário verificar a necessidade e onde eles serão aplicados, além dos cuidados com limpeza e manutenção que são inerentes ao processo. É importante verificar também se o fabricante possui certificação de qualidade e se o equipamento segue as normas que padronizam produtos desse porte.
A Icaterm fornece alguns tipos de Aquecedores Industriais, sendo eles os Aquecedores de Passagem que tem em seu princípio de operação o aquecimento da água no ato da passagem pelo aquecedor para ser entregue ao processo. Os Aquecedores de Acumulação, que já possuem um reservatório para que a água se mantenha aquecida e possa ser consumida posteriormente e os Aquecedores de Fluido Térmico, específicos para o aquecimento a altas temperaturas de diversos tipos de óleos.
Cada modelo possui características distintas, potências de aquecimento e pode ser nutrido com combustíveis diferentes, que podem ser de variados tipos, como Lenha, Gás GLP, Gás Natural, Óleo diesel, Resíduos diversos, Biogás, Biodiesel, dentre outros.