Na indústria, há muitos processos que utilizam o fogo para transformação das matérias-primas, desde siderúrgicas até indústrias de robótica, tecnologia, dentre muitas outras, quer seja para apenas aquecer ou ainda participando de processos de geração de vapor, utilizando algum tipo de queimador industrial.
Para entregar uma produtividade maior, é necessário que todo o maquinário envolvido na produção esteja de acordo com as necessidades que poderão impactar no produto final, de forma que mesmo o processo mais simples, entregue com perfeição aquilo que tornará a indústria mais competitiva, produtiva e rentável dentro do seu mercado de atuação e por isso, quando falamos da importância do fogo nos processos industriais, queremos dizer que mesmo este simples processo, pode impactar de forma significativa na indústria como um todo.
Máquinas industriais que demandam do fogo
Atualmente, as indústrias estão mais inteligentes, ou seja, após a última revolução industrial a inclusão de máquinas e processos automatizados, junto aos recursos que facilitam a comunicação entre as máquinas aumentou. Com isso, as linhas de produção e montagem passaram a ser operadas por equipamentos que são programáveis e personalizados para tornarem a produção mais segura e otimizada.
Porém, o uso do fogo continua sendo essencial e algumas ferramentas foram desenvolvidas para que o seu manuseio seja mais simples e controlado.
Umas dessas ferramentas amplamente utilizadas e relacionadas à produção do fogo são os Queimadores Industriais, amplamente utilizados para realizar a queima de combustíveis, gerando o aquecimento de gases, fluidos e substâncias em temperaturas extremas, sendo normalmente instalados em caldeiras de vapor, estufas, fornos industriais e ainda na secagem de grãos pela indústria agrícola.
Os queimadores industriais estão disponíveis em diferentes tamanhos, dimensões e modelos, sendo os principais destinados a realizar o aquecimento de:
- Líquidos;
- Gases;
- Fluídos térmicos
- Combustíveis combinados;
- Combustíveis de alta eficiência.
Sendo assim, a utilização do fogo é de extrema importância em caldeiras, estufas e centros de abastecimento de energia cinética, para que toda a operação ocorra com mais qualidade e eficiência.
Há uma variedade de modelos e tipos de queimadores industriais para que os resultados atingidos em cada máquina seja melhor direcionado e otimizado, principalmente se considerarmos a precisão e o tipo de combustível que será utilizado, que normalmente pode variar entre gás, óleo, lenha ou biodiesel.
Para conhecimento, outro equipamento importante nas indústrias e processos que envolvam o aquecimento e a queima de materiais, são os compressores alternativos de pistão aplicados em sistemas de arrefecimento, essenciais em indústrias e processos que necessitem aumentar a pressão dos fluidos.